Tipos de tomate: conheça as diferenças e seus benefícios
Saiba como escolher o tomate certo para fazer receitas e aprenda a guardá-los de forma correta.
Tomate
Tomate é um ingrediente versátil e vai bem tanto na salada quanto no preparo de molhos, sopa e até sucos. Mas para cada receita, existe um tipo de tomate mais indicado.
De acordo com a nutricionista Fernanda Marques, existem diferenças entre os principais tipos de tomate: "Os mais populares são os tomates caqui, Santa Cruz, Santa Clara, Débora, Carmem, italiano, tomate-cereja e tomate grape. E as principais diferenças estão no formato e tamanho deles, e na forma como são cultivados."
Qual o melhor tomate para a sua receita? Veja as explicações da profissional!
Salada de tomate ralado
Para fazer saladas: "Todos podem ser usados, mas os mais indicados são o holandês, por não ser muito ácido, Carmem, San Marzano e Débora."
Par fazer molhos: "Indico os mais maduros, mas não muito moles. O ideal é o tomate italiano. Ele é mais carnudo e tem menos sementes. O San Marzano também é bem utilizado para molho, porém, é tipicamente italiano e mais difícil de ser encontrado no Brasil. O tomate Débora também pode ser usado, mas tem mais sementes."
Para fazer vinagrete: "Indico o Carmem, tomate grape ou holandês. Eles devem ser mais firmes e clarinhos." Além deles, o tomate caqui é outra excelente opção para o vinagrete do churrasco.
Alimentação e atividade física: hábitos que fazem bem ao seu cérebro
Molho de tomate caseiro
Rico em licopeno (antioxidante potente), o consumo de tomate traz diversos benefícios para a saúde do organismo. " Os antioxidantes são bons para a saúde e ajudam na redução de doenças cardíacas e nas chances de desenvolver câncer. Ele também é rico em vitamina C, vitamina A, potássio, fósforo, magnésio e vitaminas do complexo B", explica a nutricionista.
Como armazenar os tomates
Fernanda Marques orienta que o fruto deve ser armazenado pelo estágio de maturidade dele:
"Antes de guardar, você sempre deve higienizar adequadamente e secá-lo. Se estiverem mais vermelhos, estão mais maduros, por isso, devem ser armazenados na geladeira na temperatura de 7 a 10 graus Celsius. Já aqueles que ainda estão verdes e esbranquiçados, é melhor manter fora da geladeira. A exposição à alta temperatura favorece o amadurecimento, mas pode diminuir a validade do alimento."
Se você gostou das nossas dicas, compartilhe esse post nas suas redes sociais! Fique por dentro de nossas receitas na página do Investindo em Receitas no Facebook ou no nosso site www.investindoemreceitas.com


Postar um comentário